quinta-feira, 30 de outubro de 2014

         Tema:   Aprovado em quase tudo...      
Saudação: A paz do Senhor amados e queridos irmãos em Cristo, nosso Senhor, bem aventurados são vocês anunciadores das boas novas do evangelho.                                                           
Texto: "Ruben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez, e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste a minha cama" (Gn 49:3-4).·.

Introdução: Ruben era o filho mais velho de Jacó, assim, por nascimento, tinha o direito de primogenitura, o que lhe conferia porção dobrada da herança de seu pai e a liderança sobre a descendência da família. Sem duvida, ser o primogênito era algo de grande valor. Porém, por ter cometido um erro muito serio, perdeu esse privilégio para seu irmão José (1cr 5:1-2). Sua historia é um alerta para todos os que amam a Deus e desejam servi-lo. Ruben era uma pessoa forte, capaz e ativa. Alem disso, demonstrava um cuidado especial por seus irmãos (Gn 37:20-22; 42:36-37). Mas, apesar dessas demonstrações, Ruben foi desqualificado e perdeu seu premio, pois não cuidou de um aspecto muito importante: as paixões da carne.
"Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pós os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porem, recusou e disse a mulher... como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gn 39:7-9).  

O texto acima mostra a experiência de José. Ele foi tentado diariamente pela esposa de seu patrão, Potifar. Mas, ao contrario de Ruben, que cedeu aos desejos impuros, tendo relações com a concubina de seu pai (Gn 35:22), José resistiu ao pecado e fugiu. Por isso José ainda foi acusado injustamente, sendo lançado na prisão (Gn39: 39:10-20). Veja que situação! José foi desprezado por seus irmãos e vendido (Gn 37:25-28). Depois, trabalhando na casa de Potifar, por não ter aceitado contaminar-se com relacionamento sexual ilícito, foi condenado ao cárcere. Aparentemente, vemos uma grande injustiça, mas, na verdade, Deus estava preparando José para que este se tornasse o administrador do Egito (41:38-40).·.

Assim vemos uma grande diferença na vida desses dois irmãos. Ruben era muito bom, mas talvez não tenha imaginado o prejuízo que um momento de prazer, pecaminoso, iria trazer-lhe. Com José, porém, a historia foi outra. Ele teve um sonho de que iria tornar-se um rei (GN 37:5-11). Por ter sido fiel a essa visão, ele sofreu perseguição, incompreensão e injustiça, mas depois seu sonho tornou-se realidade. Por fim, na hora de premiar seus filhos, Jacó retirou o premio de Ruben e concedeu-o a José.·.

Com certeza, Ruben deve ter ficado muito decepcionado com o que aconteceu. Lamentavelmente, não houve como reverter àquela situação. E quando a nós hoje? Pela misericórdia de Deus temos a Bíblia para nos alertar. Assim, já sabemos antecipadamente qual será o resultado de não atentarmos para essa questão das paixões da carne. Sabemos que, na época em que vivemos, o sexo tornou-se fácil e sem restrições. A sociedade esta preocupada apenas com os índices da AIDS, mas não pensa em moral e em pecado.

Por incrível que pareça, entre muitos cristãos, o assunto tem sido "namorar", "ficar" e "divorciar-se". Esses não se importam com o juízo dos crentes (1co 3:10-15; 6:9, 15-20). Assim, devemos ter clareza e ser firmes como José, a fim de não perdermos nossa simplicidade e pureza devidas a Cristo (2co 11:3b).

Precisamos ser aqueles que fogem das paixões da mocidade e seguem a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2tm 2:22). Procedendo assim e estando cheios do Espírito e da vida divina, quando o Senhor voltar, não correremos o risco de ser como Ruben: muito bom em quase tudo, mas reprovado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário