quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Tema: Que terra quer ser?


Saudação: Graça e paz amados; Bendito seja o nome do Senhor e consumador da nossa fé , Jesus Cristo, filho de Deus. Amém.

Texto bíblico: E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedre
gais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.  E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mateus 13.3.8.

Introdução: Nesta parábola, Jesus nos ensina o poder do conhecimento e como podemos ser roubados. Esta é uma estratégia maligna, nos roubar o conhecimento, para que afastemos de Jesus e de sua vontade maravilhosa para nossas vidas. Precisamos aprender com esta parábola a não sermos roubados. A interpretação desta parábola é: Jesus o semeador, a semente é a palavra de Deus, enquanto os tipos de solo (terra) são os homens.

Sementes a beira do caminho.

Jesus ensina que sementes do conhecimento da palavra podem ser roubadas pelo maligno. Essas sementes estavam á beira do caminho, ou seja, Jesus está falando de pessoas que não estão em seu caminho, até já ouviram falar, estão próximas, talvez até frequentem a igreja, mas não estão verdadeiramente em cristo. ELE se apresenta: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim.” João 14.6. Por isso o maligno tem condições de roubar essas sementes, as pessoas que as recebem estão fora do caminho.

Sementes entre pedras.

Outras sementes caem entre pedras. Estas sementes não podem frutificar, por que não podem criar raiz. As pessoas que são como terreno pedregoso são pessoas que não buscam a profundidade do conhecimento de Deus, elas estão rasas, e logo suas sementes morrerão. Exemplo: o Feijão no algodão nos tempos de escola.

Sementes entre espinhos.
Outro terreno que Jesus compara com os homens, são os espinhos. Você pode imaginar uma semente dar fruto entre os espinhos? Na própria explicação da parábola, Jesus esclarece: espinhos são pessoas que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo as aprisionam, e por isso não podem frutificar. Jesus declarou: “quem quiser vir após mim, negue-se, tome sua cruz e siga-me.” Lucas 9.23. Contudo, a parábola fala de pessoas que são como espinhos. Na rosa, o espinho tem a função de proteger, mas pessoas que são como espinhos estão querendo proteger seus próprios interesses se fecham em si mesmas, em suas verdades e convicções e por isso não conseguem frutificar a palavra de Deus em suas vidas.

Sementes em terra fértil.
Por fim Jesus descreve pessoas que são como a terra fértil, essas segundo a palavra,ouvem,compreendem e dão frutos, e os frutos são multiplicados, uma única semente pode gerar cem, sessenta ou trinta frutos. Vemos que nem todos conseguem dar seu fruto. A terra boa, que dá essa colheita abundante, deve ser nosso coração de discípulo, que procura aprender mais Dele, e abre mão de seus próprios interesses, dos prazeres do mundo para viver com Jesus. Aquele que viver desta maneira será considerado uma terra fértil e dará muito fruto.

Conclusão.
Com a parábola do semeador, fica claro que todos tem a oportunidade de aprender a palavra da verdade. Veja que o semeador saiu a semear sementes, ele não ficou escolhendo em que tipo de solo era mais apropriado ou mais merecedor para receber as sementes. O que diferenciou na hora da colheita, é que alguns desprezaram a sementes, enquanto outros entenderam que esta semente de conhecimento é a que dá frutos para vida. Nesta parábola o semeador está nos perguntando: qual tipo de terra você escolhe ser; a que está à beira do caminho, entre pedras, espinhos, ou a terra boa que dá frutos? O que tem te impedido de ser terra fértil, o jardim de Deus?




Nenhum comentário:

Postar um comentário