domingo, 14 de novembro de 2010

Andando em boa companhia...Êxodo 33:12;17.

                 
E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém näo me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta naçäo é o teu povo.Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.Entäo lhe disse: Se tu mesmo näo fores conosco, näo nos faças subir daqui.Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso näo é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?Entäo disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.


1= O pecado nos separa de Deus. Capítulo 32 de Êxodo, construção do Bezerro de ouro.
 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.Isaías 59:1;2.

1.1= O povo sentiu a ausência de Moisés.

1.1.1= Onde estava firmada a fé do povo?

1.2= Perderam a fé palpável; e construíram outra (o) Bezerro.

1.2.1= O bezerro saiu do povo!(idolatria).

1.2.2= De Deus estava caminho,obediência.descendo instrução, direção,orientação,

2.0= Deus se afasta em meio pecado! A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.Êxodo 33:3.

2.1= Sem a presença de Deus não a beleza. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pós sobre si os seus atavios .Êxodo 33.4.

2.1.2= A presença de Deus se afasta: E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.Êxodo 33;7.

2.1.3= Moisés não abriu mão da presença de Deus. Texto lido acima.

2.1.4= A presença de Deus trás descanso. Êxodo 33:14.       

Conclusão :

Toda a nossa diferença provém de Deus. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.Êxodo 33:13;16

Nenhum comentário:

Postar um comentário