sábado, 21 de maio de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 05)

Nosso Corpo - Templo de Deus
O paganismo greco-latino, bem como outras religioes antigas, menos-prezavam o corpo quanto ao seu valor espiritual e moral. No corpo humano, viam apenas os elementos estetico e lúdico. Ou seja: um simples objeto de exploração e prazer. Certas religioes da atualidade tambem fazem o mesmo. O cristianismo biblico, porem, não procede assim. Para este, o principio regente sempre sera: "O corpo é para o Senhor; e o Senhor para o corpo" (v.13).
Nesta época de rebaixamento cada vez maior quanto aos valores e padrões morais, este é um assunto de grande importancia para uma igreja que espera Jesus a qualquer momento. Afinal, a Igreja continua no mundo, e aqui deve brilhar como testemunha de Cristo.
O propósito de Deus para o Nosso corpo (vv.12,13)
1) o dever dos pais.
Mostrar aos filhos, a partir da mais tenra infancia, que o nosso corpo pertence a Deus por direito, porque Ele nos criou, nos formou, nos deu vida e nos remiu (Is 43:1; Gn 1:27; 2:7). Tambem lhe pertencemos por ter recebido a Jesus como nosso salvador pessoal.
2) o dever dos dirigentes da Igreja.
Alertar biblicamente o povo sobre o relaxamento moral que se alastra por toda parte como um dos sinais dos tempos. Essa lassidão moral não pode tomar conta nem da Igreja, nem da familia cristã, pois o Senhor Deus exige que o seu povo seja santo.
3) Autocontrole de cada crente.
"Nem todas as coisas me convêm" (v.12). Há coisas que, em si, não são pecado, mas inconvenientes para o cristão. Se não forem abandonadas, conduzirão a diferentes formas de pecado. "Não me deixarei dominar por nenhuma delas" (v.12). Tais coisas querem controlar a vontade e o coração da pessoa. Mas quando o Espirito Santo tem a primazia na vida do crente, Ele produz aqui a temperança capaz de sobrepujar a tudo isso (Gl 5:22b; Rm 8:2).
Pecaminosas não são apenas as coisas ilicitas; quando mal empregadas, as licitas tambem levam ao pecado. É por isso que devemos pautar a nossa vida pela prudencia e pelo discernimento. Judas v.14 fala dos que transformam a graça libertadora de Deus em devassidão.
4) o propósito divino para o corpo.
a) "O corpo é para o Senhor" (v.13). Ai esta uma evidencia de que o homem não é um animal. Seu corpo deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que os seus sublimes propósitos sejam alcançados. Ora, se o homem não é animal, tambem não é Deus. O homem nunca foi, não é, nem jamais sera Deus, mas pode ser um instrumento nas mãos de Deus. Um dos nomes do crente é "homem de Deus". Isto é: a serviço de Deus (Ap 1:20).
b) "E o Senhor para o corpo" (v.13). Deus não inverte esta ordem. Quando nosso corpo pertence ao Senhor, por nossa escolha, entrega, amor e gratidão, Ele habita nesse mesmo corpo, e usa-o como lhe apraz. Ler 2Co 6:16; 1Jo 4:13.
O Futuro do Nosso Corpo
Uma das razões porque o crente precisa manter o seu corpo em santificação é que esse corpo, por ocasião da vinda de Jesus, ressurgirá em glória pelo poder de Deus, e para sempre vivera no ceu, como instrumento do Espirito Santo nas eras futuras reservadas aos salvos.
O Filho de Deus, para tornar-se o nosso Redentor, tomou um corpo semelhante ao nosso, exceto quanto ao pecado. O nosso corpo não se destina somente as coisas e propositos desta vida natural. O corpo do crente deve ser um vaso para o serviço de Deus, um tabernáculo para o Espirito Santo habitar, e um meio de manifestar ao mundo a vida de Cristo (2Co 4:10).
A Preservação do Nosso Corpo (vv. 15-18)
1)A importancia do conhecimento e da obediência.
"não sabeis?" (v.15). Esta pergunta deixa claro que os crentes de Corinto haviam sido instruidos por Paulo sobre o assunto. Isso ocorreu nos 18 meses em que o apóstolo doutrinou a igreja (At 18:11).
Esta mesma pergunta é repetida nos vv.2,3,9,16,19. A repetição é sintomática; denota que a saude espiritual dos corintios não era boa. Ela tambem é uma repreensão pastoral. Quem erra por ignorancia, pode apresentar isso como desculpa, mas quem desobedece sabendo e conhecendo, não tem o que alegar diante de ninguem.
Não basta conhecer a verdade acerca do Senhor; é preciso obedece-la conhecer implica em responsabilidade. Precisamos conhecer e submeter-nos a essa verdade para que ela oriente com precisão o nosso andar e os nossos atos.
2) A sacralidade do nosso corpo (v.15)
"Membros de Cristo". Esta é uma grande revelação divina que só podemos abraçar pela fé. Ela nos mostra que a esfera do espiritual é tão real como a do fisico.
A união que ocorre entre um homem e uma mulher, num ato de prostituição, vai além da esfera natural: ela envolve tambem a parte espiritual (vv.15,16). Por isso Deus ordena em Isaias 52:11: devem purificar-se "os que levais os vassos do Senhor". E "vasso do Senhor" é um dos titulos dos salvos (1Tm 2:21).
3) A prática sexual pecaminosa (v.18). "Fugi da prostituição". Este termo, no original, refere-se a pecados do sexo em geral. Deus nos conhece mais e melhor do que nós mesmos, por isso a sua ordem é: "fugi" da tentação sexual, da permissividade. A prostituição é uma das principais armas de Satanás para perverter os planos de Deus nestes últimos dias. "E como foi nos dias de Ló, assim sera nos dias do filho do homem" (Lc 17:28-30). O Senhor se referia a Sodoma e Gomorra. O verdadeiro crente não é dono do seu corpo; dono é o Senhor. Somos apenas administradores.
a) A fuga da tentação sexual. Fugir, aqui, não é sinal de covardia. Nesse tipo de perigo, Deus guarda o cristão na fuga; não no confronto; mesmo que essa fuga represente perda. Haja vista o caso de José, filho de Jacó. Ele fugiu para evitar o mal; embora perdesse a capa, livrou a sua alma do inferno.
O videos pornôs, os filmes eróticos, as revistas pornográficas, os trajes indecentes etc., formentam e propiciam toda sorte de tentação a prática sexual ilicita.
b) As pequenas tentações. É preciso vigiar e tomar cuidado com elas. A mesma Palavra que diz "fugi da prostituição" tambem recomenda "foge dos desejos da mocidade" (2Tm 2:22). É necessario, pelo ministerio do Espirito, neutralizar essas pequenas tentações que levam aos diversos atos pecaminosos.
A Posse do Nosso Corpo (vv.19,20).
1) "não sois de vós mesmos" (v.19).
Se fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo, agora pertencemos aquEle que nos comprou. Não temos mais direito de fazer o que queremos. Agora, pertencemos a Jesus, pois Ele nos redimiu da escravidão do pecado. Somos de Cristo, apenas de Cristo.
2) "Corpo e espirito" (v.20).
O homem é constituido de duas substancias: uma material, o corpo; e outra imaterial, constituida de alma e espirito. Quase sempre somente o espirito é mencionado, por ser este o elemento principal dos dois (Jo 6:63). E, assim, tanto a nossa substancia material como a imaterial tem de pertencer integralmente ao Senhor.
Conclusão
Todos os tipos de pecados podem ser vencidos pelo cristão. Mas é preciso confrontá-los como nos ensina a Palavra de Deus. Quanto a fornicação e aos seus congeneres, a Palavra é bem clara: "Foge!" Parece que a mais potente arma de Satanás contra a humanidade, nestes últimos dias, é a imoralidade sexual com toda sua rede de pecados. E o pior é que tais pecados estão sendo aceitos e tolerados pela sociedade e ate mesmo por certas igrejas.
A biblia adverte que o diabo "tenta todo mundo". Isto é: ele tem uma forma de tentação para cada tipo de pessoa. Deus guarda o crente do pecado, mas não no pecado. Então, o crente deve cooperar com Deus. Deve evitar pessoas comprometedoras bem como locais, ocasioes, pensamentos, situações, leituras, atividades e imagens que levem a tentação e ao pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário