sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Edificar com o que é inabalável

Você já passou por um terremoto? Talvez voce esteja pensando em um terremoto fisico. Mas estamos falando de um terremoto em sua vida. Muitos jovens tem passado parte de sua vida tentando construir um futuro brilhante e promissor quando, de repente, ocorre um "terremoto", e tudo o que planejaram acaba ruindo. Outros edificam sua vida sentimental e num instante tudo termina. Ai vem o desespero e a angustia. Que fazer da vida? Essas coisas nos fazem despertar para uma realidade. Que é que estou edificando? Para que é tudo isto? Com que material estou edificando? Sobre que estou edificando? Jovem, talvez voce nunca tenha feito essas perguntas, mas chegou a hora. Frequentemente fazemos as coisas simplesmente porque todos estao fazendo e acabamos perdendo o sentido de nossa vida. Todo terremoto, todo abalo nos desperta.
A Biblia nos mostra em Mateus 7:26-27 que "todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica sera comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com impeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruina". Por esses versiculos podemos ver que nosso viver sem a Palavra praticada é edificar sobre a areia. Vale a pena gastar tanto tempo e esforço edificando sobre a areia? Quando vem a chuva, o vento e o rio, tudo cai. Não seria melhor nos voltarmos a Palavra, praticando-a em nosso viver diario, para que o que fizermos seja algo duradouro, resistente as mais diferentes provas? Por outro lado, "tudo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com impeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha" (7:24-25). Voce não percebe que nos dias de hoje ha muita chuva, muito vento e que transbordam muitos rios? Como esta sua casa? Quanta coisa esta desabando a nossa volta? Quantos colegas seus ja desabaram? Quantos ja foram levados pelos rios que transbordaram e quantos foram levados pelo vento? Em Hebreus 12:26-28, vemos que a Palavra do Senhor tambem abala a terra e os ceus. Quando somos abalados pela Palavra é para que as coisas não solidas sejam manifestadas a fim de serem removidas, e para que as coisas que não sao abaladas permaneçam.
Estamos recebendo um reino inabalavel. Este reino e constituido com o que é inabalavel: com a vida de Deus. Nós somos aqueles que facilmente se abalam. Quando ouvimos uma noticia que nos atinge, quando ocorre algo triste que nao esperavamos, quando acontece algum acidente conosco, podemos ver o quanto há de inabalavel em nós. Que hoje, o que nao é firme possa ser manifestado para que nao nos enganemos, achando que esta tudo bem quando algo esta mal. Muitas coisas chegam-nos hoje pela misericordia de Deus. O Senhor nos da tempo para termos um novo começo, se preciso for. Jovens, quando vamos nos dar conta de que e hora de edificar com o que é inabalavel? Quando vamos nos entregar ao Senhor e viver sua palavra, para edificarmos sobre a rocha? Vamos esperar ate a velhice para ver que tudo o que edificamos ruiu? Vamos esperar ate que não haja mais oportunidade de ter um novo começo? É tempo de reter a graça pela qual servimos a Deus. É importante servir a Deus desta maneira, isto é, pela graça, pois só a vida de Deus desfrutada por nós nos faz viver e servir de um modo agradavel a Ele, com reverencia e santo temor.
Em 1Corintios 3:12-15, temos ainda o fogo que vem testar nossa obra. Temos tambem de ver com que material nós edificamos. A natureza de Deus (ouro), a obra da redenção de Cristo (prata) e a obra transformadora do Espirito Santo (pedras preciosas) são os materiais com que devemos edificar. O resto é cinza. Podemos pensar: mas isto não é usado somente na vida de reuniões? Não! Todos estes materiais, ouro prata e pedras preciosas devem ser usados na edificação em nosso viver diario. Quanto da minha vida familiar é edificado com esses materiais? Quanto ouro, prata e pedras preciosas estao no meu relacionamento com meus pais? E com meus irmãos de carne? Quanto há em minha vida estudantil, em meu contato com professores e colegas? E em minha vida sentimental? É hora de recomeçar, de agradecer a Deus por tudo que ruiu no passado. Vamos edificar agora com o que é novo e inabalável.


Fonte: ajv - Ano 10 - Nº 98

Nenhum comentário:

Postar um comentário