sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Edificar com o que é inabalável

Você já passou por um terremoto? Talvez voce esteja pensando em um terremoto fisico. Mas estamos falando de um terremoto em sua vida. Muitos jovens tem passado parte de sua vida tentando construir um futuro brilhante e promissor quando, de repente, ocorre um "terremoto", e tudo o que planejaram acaba ruindo. Outros edificam sua vida sentimental e num instante tudo termina. Ai vem o desespero e a angustia. Que fazer da vida? Essas coisas nos fazem despertar para uma realidade. Que é que estou edificando? Para que é tudo isto? Com que material estou edificando? Sobre que estou edificando? Jovem, talvez voce nunca tenha feito essas perguntas, mas chegou a hora. Frequentemente fazemos as coisas simplesmente porque todos estao fazendo e acabamos perdendo o sentido de nossa vida. Todo terremoto, todo abalo nos desperta.
A Biblia nos mostra em Mateus 7:26-27 que "todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica sera comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com impeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruina". Por esses versiculos podemos ver que nosso viver sem a Palavra praticada é edificar sobre a areia. Vale a pena gastar tanto tempo e esforço edificando sobre a areia? Quando vem a chuva, o vento e o rio, tudo cai. Não seria melhor nos voltarmos a Palavra, praticando-a em nosso viver diario, para que o que fizermos seja algo duradouro, resistente as mais diferentes provas? Por outro lado, "tudo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com impeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha" (7:24-25). Voce não percebe que nos dias de hoje ha muita chuva, muito vento e que transbordam muitos rios? Como esta sua casa? Quanta coisa esta desabando a nossa volta? Quantos colegas seus ja desabaram? Quantos ja foram levados pelos rios que transbordaram e quantos foram levados pelo vento? Em Hebreus 12:26-28, vemos que a Palavra do Senhor tambem abala a terra e os ceus. Quando somos abalados pela Palavra é para que as coisas não solidas sejam manifestadas a fim de serem removidas, e para que as coisas que não sao abaladas permaneçam.
Estamos recebendo um reino inabalavel. Este reino e constituido com o que é inabalavel: com a vida de Deus. Nós somos aqueles que facilmente se abalam. Quando ouvimos uma noticia que nos atinge, quando ocorre algo triste que nao esperavamos, quando acontece algum acidente conosco, podemos ver o quanto há de inabalavel em nós. Que hoje, o que nao é firme possa ser manifestado para que nao nos enganemos, achando que esta tudo bem quando algo esta mal. Muitas coisas chegam-nos hoje pela misericordia de Deus. O Senhor nos da tempo para termos um novo começo, se preciso for. Jovens, quando vamos nos dar conta de que e hora de edificar com o que é inabalavel? Quando vamos nos entregar ao Senhor e viver sua palavra, para edificarmos sobre a rocha? Vamos esperar ate a velhice para ver que tudo o que edificamos ruiu? Vamos esperar ate que não haja mais oportunidade de ter um novo começo? É tempo de reter a graça pela qual servimos a Deus. É importante servir a Deus desta maneira, isto é, pela graça, pois só a vida de Deus desfrutada por nós nos faz viver e servir de um modo agradavel a Ele, com reverencia e santo temor.
Em 1Corintios 3:12-15, temos ainda o fogo que vem testar nossa obra. Temos tambem de ver com que material nós edificamos. A natureza de Deus (ouro), a obra da redenção de Cristo (prata) e a obra transformadora do Espirito Santo (pedras preciosas) são os materiais com que devemos edificar. O resto é cinza. Podemos pensar: mas isto não é usado somente na vida de reuniões? Não! Todos estes materiais, ouro prata e pedras preciosas devem ser usados na edificação em nosso viver diario. Quanto da minha vida familiar é edificado com esses materiais? Quanto ouro, prata e pedras preciosas estao no meu relacionamento com meus pais? E com meus irmãos de carne? Quanto há em minha vida estudantil, em meu contato com professores e colegas? E em minha vida sentimental? É hora de recomeçar, de agradecer a Deus por tudo que ruiu no passado. Vamos edificar agora com o que é novo e inabalável.


Fonte: ajv - Ano 10 - Nº 98

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Põe um band-aid aí!

Quando criança, você era como eu, que adorava ter um Band-aid em algum lugar do corpo? Pois é. Havia algo legal e divertido naquilo. E eu suspeito que o pessoal da Johnson & Johnson sabia disso tambem. Eles faziam todos os tipos de Band-aids legais, de varias cores, com personagens de desenhos animados. Você ate queria sofrer um corte e sangrar um pouco para ter um... Band-aid é bom para arranhões e pequenos cortes. Infelizmente, ele não ajuda a curar nada mais sério. A vida tambem oferece muitos tipos diferentes de Band-aids para os nossos problemas: bateu um clima ruim com seus pais? Tranque-se em seu quarto e coloque o seu iPod nos ouvidos no último volume; problemas de comunicação no casamento? Saia para tomar um drink com os amigos; esta com raiva? De um soco na parede; o dinheiro esta curto? Coloque no cartão de crédito.
Soluções do tipo Band-aid para os problemas da vida se acham em abundância. Elas são baratas, faceis e oferecem alivio imediato - quer dizer, ate que se tornam caras, ineficazes e inuteis.
Enquanto as raizes dos problemas não são tratadas, elas só vão ficando mais fortes. Os problemas voltam cada vez piores. E cortar as raizes torna-se cada vez dificil.
Quantos Band-aids serão precisos, e quanto mais perda e dor, para voce perceber que precisa lidar com a raiz?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Aprovado em quase tudo...

"Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primicias do meu vigor, o mais excelente em altivez, e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste a minha cama" (Gn 49:3-4).
Rúben era o filho mais velho de Jacó, assim, por nascimento, tinha o direito de primogenitura, o que lhe conferia porção dobrada da herança de seu pai e a liderança sobre a descendencia da familia. Sem duvida, ser o primogênito era algo de grande valor. Porém, por ter cometido um erro muito serio, perdeu esse privilégio para seu irmão José (1Cr 5:1-2). Sua historia é um alerta para todos os que amam a Deus e desejam servi-lo. Rúben era uma pessoa forte, capaz e ativa. Alem disso, demonstrava um cuidado especial por seus irmãos (Gn 37:20-22; 42:36-37). Mas, apesar dessas demonstrações, Rúben foi desqualificado e perdeu seu premio, pois não cuidou de um aspecto muito importante: as paixões da carne.
"Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pós os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porem, recusou e disse a mulher...como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gn 39:7-9).
O texto acima mostra a experiência de José. Ele foi tentado diariamente pela esposa de seu patrão, Potifar. Mas, ao contrario de Rúben, que cedeu aos desejos impuros, tendo relações com a concubina de seu pai (35:22), José resistiu ao pecado e fugiu. Por isso José ainda foi acusado injustamente, sendo lançado na prisão (39:39:10-20). Veja que situação! José foi desprezado por seus irmãos e vendido (37:25-28). Depois, trabalhando na casa de Potifar, por não ter aceito contaminar-se com relacionamento sexual ilicito, foi condenado ao carcere. Aparentemente, vemos uma grande injustiça, mas, na verdade, Deus estava preparando José para que este se tornasse o administrador do Egito (41:38-40).
Assim vemos uma grande diferença na vida desses dois irmãos. Rúben era muito bom, mas talvez não tenha imaginado o prejuizo que um momento de prazer, pecaminoso, iria trazer-lhe. Com José, porém, a historia foi outra. Ele teve um sonho de que iria tornar-se um rei (37:5-11). Por ter sido fiel a essa visão, ele sofreu perseguição, incompreensão e injustiça, mas depois seu sonho tornou-se realidade. Por fim, na hora de premiar seus filhos, Jacó retirou o premio de Rúben e concedeu-o a José.
Com certeza, Rúben deve ter ficado muito decepcionado com o que aconteceu. Lamentavelmente, não houve como reverter aquela situação. E quando a nós hoje? Pela misericordia de Deus temos a Biblia para nos alertar. Assim, já sabemos antecipadamente qual sera o resultado de não atentarmos para essa questão das paixões da carne. Sabemos que, na época em que vivemos, o sexo tornou-se facil e sem restrições. A sociedade esta preocupada apenas com os indices da AIDS, mas não pensa em moral e em pecado. Por incrivel que pareça, entre muitos cristãos, o assunto tem sido "namorar", "ficar" e "divorciar-se". Esses não se importam com o juizo dos crentes (1Co 3:10-15; 6:9,15-20). Assim, devemos ter clareza e ser firmes como José, a fim de não perdermos nossa simplicidade e pureza devidas a Cristo (2Co 11:3b).
Precisamos ser aqueles que fogem das paixões da mocidade e seguem a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2Tm 2:22). Procedendo assim e estando cheios do Espirito e da vida divina, quando o Senhor voltar, não correremos o risco de ser como Rúben: muito bom em quase tudo, mas reprovado.

Fonte: jav - Ano 10 - Nº 98

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Significado de Ra-Ti-Bum

MUITO IMPORTANTE!!!! NÃO DIGA MAIS ESSA PALAVRA NOS ANIVERSÁRIOS


Vale a pena fazer valer!!!

SIGNIFICADO DE RATIMBUM

RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde  a Idade Média.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para  alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um  aniversário.
O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre  o tal de Ra-tim-bum!
 (este é o significado: eu amaldiçoo você).Existe até hj na TV Cultura , um programa infantil chamado de
Castelo Ratimbum, que tem o significado de "Castelo da Maldição".
Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus
perece por falta de conhecimento.
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la?

Tomemos muito cuidado.

Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum,  pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto.
Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas:
" É BIG É BIG (é grande, é grande), É HORA É HORA (neste momento,
nesta ocasião):
RA-TIM-BUM (EU AMALDIÇOO VOCÊ), Fulano, Fulano, Fulano".