terça-feira, 27 de setembro de 2011

Você Sabia?

O que era "a festividade da dedicação" mencionada em João 10:22?
As três festividades periodicas que Deus ordenou que os judeus observassem - a Festividade dos Pães Não Fermentados, o Pentecostes e a Festividade do Recolhimento - eram realizadas no começo da primavera, no fim da primavera e no outono, respectivamente. Mas a festividade mencionada em João 10:22 ocorria no "inverno" e celebrava a rededicação do templo de Deus em 165 AEC. Durava oito dias, começando no 25º dia do mês de quisleu, perto do solsticio de inverno. Como surgiu essa festividade?
Em 168 AEC, o governante selêucida Antioco IV (Epifânio), da Siria, num esforço de eliminar a adoração e os costumes dos judeus, mandou erigir um altar pagão em cima do altar no templo de Deus e depois ofereceu nele sacrificios ao deus grego Zeus.
Isso desencadeou a revolta dos macabeus. O lider judeu Judas Macabeu recuperou Jerusalém dos selêucidas e mandou demolir o altar, construindo outro em seu lugar. Exatamente tres anos depois de o altar ter sido profanado, Judas rededicou a Deus o templo purificado. Desde então, os judeus celebram essa "festividade da dedicação" (em hebraico, hhanuk-káh) em dezembro. Atualmente a festividade é conhecida como o Hanuká

Nenhum comentário:

Postar um comentário