quinta-feira, 3 de março de 2011

Como você pode ajudar os idosos

1º - Preserve a dignidade deles. "Não repreendas asperamente a um ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços, como a irmão; as mulheres idosas, como a mães; as moças, como a irmãs, com toda a pureza".(1Tm 5:1,2)
2º - Escute atenciosamente. "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar". (Tg 1:19)
3º - Mostre empatia. "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. Não pagueis mal por mal, nem injuria por injuria". (1Pe 3:8,9)
4º - Perceba quando é necessário dar incentivo. "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo". (Pv 25:11)
5º - Inclua-os em suas atividades. "Partilhai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade". (Rm 12:13)
6º - Dê ajuda prática. "Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavras, nem de lingua, mas por obra e em verdade". (1Jo 3:17,18)
7º - Seja longânime. "Portanto, como eleitos de Deus, santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade". (Cl 3:12)

Por cuidar dos idosos, mostramos respeito pelas normas de Deus, pois sua Palavra diz: "Tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso (ou duma mulher idosa)" - Levitico 19:32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário