quinta-feira, 3 de março de 2011

O pastor e as ovelhas

Na Bíblia Sagrada, existe uma lição formidavel na relação entre o pastor e suas ovelhas. É tão espiritual e profundo que o Senhor Jesus se chamou de Bom Pastor e a nós de ovelhas do seu rebanho. A historia abaixo é um exemplo disso.
Era uma vez, um visitante que percorreu a Siria e encontrou tres pastores de ovelhas que davam agua a seus rebanhos junto a um poço.
As ovelhas estavam todas misturadas e um estranho poderia pensar que se tratava de um único rebanho.
Daqui a pouco, um dos pastores se levantou e chamou: "Mene-Ah! Mene-Ah!", que em árabe significa "vem comigo".
Imediatamente, umas trinta ovelhas se separaram do grupo e seguiram o seu pastor morro acima. Também o segundo pastor, afastou-se um pouco e exclamou o seu "Mene-Ah!" e seguiu com o seu rebanho. Admirado, o viajante perguntou ao pastor que ainda tinha ficado:
-Suas ovelhas me seguiriam se eu as chamasse?
-Por que você não experimenta?
-indagou ele.
-E se eu usasse a sua capa e o seu cajado? Não achas que elas pensariam que eu sou você?
Sem nada dizer, o pastor ofereceu ao homem sua capa e seu cajado, e ficou observando com um sorriso nos lábios como o estranho chamava seu "Mene-Ah!" "Mene-Ah!"
As ovelhas não lhe deram qualquer atenção.
O pastor, então, explicou:
-Elas não seguiriam a nenhum outro. Só a ovelha doente segue a um estranho.
Essa lição de vida é profunda e fala muito a nossa alma. Que relação de amor existe entre o pastor e suas ovelhas? Foi por isso que Jesus nos ensinou, dizendo:

"Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos...Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas". (João 10:1-5; 14,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário