quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A 10ª Praga

A 10ª Praga
A unidade da fé através do sacrificio
Então, começaram as pragas, dez ao todo. Podem ter durado um ano ou um pouco mais. O seu propósito foi de mostrar a superioridade do poder de Deus sobre o do Faraó e também a nulidade dos deuses egípcios. As pragas atingiram elementos da Natureza e animais que os egípcios adoravam. A última praga foi a morte dos primogênitos em todas as casas cujas portas não estavam marcadas com o sangue. Quando as pragas cessaram, todo o Egito estava devastado. As pragas não só escarneceram do orgulho dos egipcios, mas também dos seus deuses, porque nenhum lhes podia ajudar.
1. Primeira Praga: Sangue
2. Segunda Praga: Rãs
3. Terceira Praga: Piolhos
4. Quarta Praga: Moscas
5. Quinta Praga: Peste nos animais
6. Sexta Praga: Úlceras
7. Sétima Praga: Chuva de pedras e fogo
8. Oitava Praga: Gafanhotos
9. Nona Praga: Escuridão
10. Décima Praga: Morte dos primogênitos
Todas as outras pragas, reunidas, não libertaram os hebreus da escravidão, mas a décima praga tocou em todo o Egito, pois matou, à meia-noite, os seus primogênitos, inclusive o do Faraó (Êx 12:29-31).
Para os egípcios, foi uma tragédia e um embaraço quando o Deus dos hebreus fez uma exibição da sua própria superioridade, à vista de todos.
Estas terriveis pragas, por fim, levaram o Faraó a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era Supremo, estando o Seu poder acima da nação mais poderosa, que era, então, o Egito (Êx 9:16; 1Sm 4:8), cujos habitantes deveriam ser julgados pela sua crueldade e grosseira idolatria. Foi esta a última e decisiva praga (Êx 11:1). Sendo que foi, também, a mais claramente infligida pela ação direta de Deus, não só porque não teve relação alguma com qualquer fenômeno natural, mas porque ate mesmo as familias em que não havia crianças foram afligidas com a morte dos primogênitos dos animais. A décima e derradeira praga foi a única que teve a participação do povo de Israel, com o sacrificio do cordeiro.
Fonte: a resposta através do fogo "Bispo Alfredo Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário