segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Qual o melhor caminho para desfrutar as bençãos de Deus...

Texto - João 15:12, 17.

Introdução:

Todos nos temos muitos pedidos, tantos já feitos como a fazer. Mas para que esses pedidos se concretizem é necessário que produzamos frutos permanentes, para que tudo quanto em o nome de Jesus pedimos ao Pai, ele nos conceda. E o fruto é esse ?... que vos ameis uns ao outros?. Este mandamento de Jesus repetido em quase todo NT é à base de todos os outros mandamentos recíprocos da Bíblia, é simplesmente fundamental...


O AMOR é a marca dos discípulos. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros?. (Jo 13:34-35).

Uma definição de amor:

Não é simplesmente não fazer o mal, mais ativamente procurar oportunidades para promover o bem; este é o alto padrão de Cristo para nós!

A proposta de Jesus é muito mais profunda e real! É algo extremamente difícil de ser praticado.

?Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna?. Jo 3.16.

Deus ? A fonte de todo o Amor ? Logo temos que estar nele para amarmos. ?Sem mim, nada podeis fazer?. Amou de Tal Maneira - Grau de seu amor Que Deu seu Filho ? O Custo Quem Ama 100% não è bobo. Mas experimentou o ápice do padrão Divino.

ÁGAPE: Amor que emana de Deus, provocado em nos pelo Espírito Santo. É a forma mais elevada e nobre do amor. FILEO: É o termo empregado para afeição intima (amor filantrópico, social).

AGAPE = Ama a todos.

FILEO = Ama alguns.


?Amor: A Base da Unidade da Vida Cristã? Textos: 1 Coríntios 12.27- 13:4-7 ? 14.1. * 1Co 1. 7-11 Certamente que nesse texto temos a base para o bom relacionamento entre família, igreja e pessoas em geral. Ao observar estas características do amor, verifique as quais você precisa melhor desenvolver:

Quadro demonstrativo do Amor O Amor É: Sem Amor: É Maior Que:

Paciente, benigno, altruísta, verdadeiro, cheio de esperança, duradouro. As línguas são apenas barulho.Profecia, mistério, ciência e fé nada valem. Boas obras são inúteis. Profecia, línguas estranhas e ciência. Não É:

Invejoso, orgulhoso, egoísta ou rude, nem aceita provocação.

1. O amor sofre Vs4 - Se você deseja amar, saiba que vai sofrer, porque quando amamos depositamos confiança. Porém mesmo assim vale a pena amar. Inclusive esta característica é a única repetida no texto vs. 4 e 7. (Defende e suporta as outras pessoas. JUDAS * Mt 5,43-48)

2. O amor é paciente: Seja paciente consigo mesmo e com os outros quando errar; viver em comunidade exige muita paciência. (Nunca abandona as pessoas. RUTE).

3. O amor é benigno Vs4 Ele enxerga com graça, ele dá uma palavra de alento (sustento) a uma pessoa frustrada, ele vê muito além da mediocridade do momento. (Ao invés de esperar, ele cria as oportunidades para pessoas falarem ao invés de fechar portas ELIZEL e a SUNAMITA).

4. O amor não inveja (ciúmes): Viver em comunidade é arriscado porque outros começam a prestar atenção em nós, e essa atenção nem sempre é benigna. Dentro do povo de Deus, não pode haver síndrome de Herodes, quando soube que Jesus era nascido rei dos judeus, quis matá-lo. (Ficou com medo de perder seu lugar - Já mais perderemos nosso lugar em Deus, pois na casa de nosso Pai há muitas moradas Jo 14). JOSÉ e seus Irmãos.

5.O amor não É leviano: Pois ele se preocupa com o próximo, por que o cumprimento da lei é no próximo. (Eu Amo, mas não posso fazer nada. Não ele é Altruísta Fl 2. 4)

6. O amor não se vangloria (não busca o seu próprio interesse): A base dos falsos líderes é o poder, totalmente desprovido de um relacionamento com Deus e com as pessoas. Foi pela vanglória (louvor à sua própria glória) que Lúcifer foi expulso do céu. Menos eu, e mais Cristo. (Não podemos fazer o bem em busca de ser reconhecido ? Amar para ser exaltado Fl 2. 6)

7. O amor não se orgulha (ensoberbece): Isto é, o amor não é orgulhoso, procura o bem do próximo, estimulando-o, dando oportunidades e criando espaços. Deseja servir procurando antes honrar do que ser honrado.(Demonstra que só ele é capaz Pv 16.18)

8. O amor não maltrata: A peça mais importante em uma instituição é a pessoa. O amor não insiste em que as coisas sejam feitas do seu jeito, não ?força a barra?. Não manipula nos bastidores, não busca controlar os outros. O amor é cortês (Delicado), respeitador, fiel, sincero, ainda que discorde.(Se não fizer o que eu quero então me agüente ? Amor persuadido pela forca bruta).


9. O amor não se ira fácil: Não é explosivo, não é assustador em suas reações, não deixa outros se sentido intimidados e inseguros quando estão próximos. Não ataca pessoas, ou suas idéias, nem muito menos humilha ou agride. É estável e firme, com graça.(Ele ama mesmo sobre pressão)

10. O amor não guarda rancor: Esquece o passado e não fica remoendo as mágoas; feridas abertas precisam ser fechadas. Não é um registrador de ofensas feitas, escrevendo-as num livro preto para ser lido em alto e bom som no dia do oportuno julgamento. (Não paga o mal com o mal Rm 12.17-21).

11. O amor não se alegra com a Injustiça: Não se alegra com as desgraça de outros. Fica triste com a injustiça, triste espiritualmente. Não é covarde. Procura a justiça e a confronta com misericórdia. Buscando sempre a verdade! O amor não se mostra indiferente para as considerações morais. Folga com a Verdade ? Proclamando agressivamente o bem, mesmo que custe sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário