quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 10)

A Contribuição Financeira na Igreja
O dizimo esta presente ao longo de todo o Antigo Testamento e na pratica do povo de Deus desde os tempos mais remotos. Em Gn 14:20, Abraão, ancestral de Israel, entrega dizimos a Melquisedeque. A partir deste evento, a contribuição financeira passa a fazer parte inseparavel da estrutura de fé dos que servem a Deus e aq sua Igreja.
Nesta lição, nos ateremos a analisar o dizimo e suas implicações na vida do crente.
Idéias Erradas Quando ao Dizimo.
Antes de fornecermos uma definição equilibrada do dizimo, seguem-se algumas afirmações sobre como o dizimo não deve ser encarado.
1) Não é legalismo.
Moises, inspirado por Deus, estabeleceu que o povo, como um todo, deveria entregar aos sacerdotes a decima parte de tudo que arrecadassem. Com o passar do tempo, o povo passou a faze-lo apenas por causa do peso da lei, sem discernir o verdadeiro sentido de sua ação. Ações meramente legalistas tem poco ou nenhum valor diante de Deus.
2) Não é um substituto das virtudes cristãs.
Entregar o dizimo não exime o crente da pratica das grandes virtudes da biblia. Em Lucas 11:42, Jesus repreende os fariseus: "Ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e arruda, e toda hortaliça e desprezais o juizo e o amor de Deus! Importa fazer estas coisas e não deixar as outras".
A pratica do dizimo não desobriga o crente de produzir o fruto do Espirito e de ser um exemplo para os que com ele convivem.
3) Não deve se transformar numa carga insuportavel.
Dever ser uma manifestação espontanea e livre; faze-lo com constrangimentos diminui, ou anula, o valor do ato em si. As vezes, a avareza e conceitos errados se interpoem como um obstaculo para que o crente haja de maneira correta e de todo coração. O dizimo deve ser entregue com liberalidade e alegria.
4) Não concede poder de barganha.
Hoje em dia, há pessoas que se sentem tentadas a negociar com Deus, e algumas vezes com a liderança da Igreja, imaginando que o tamanho e assiduidade com que entregam seu dizimo lhes darao mais prestigio ou quem sabe um cargo de destaque na igreja. Este tipo de ação é comum em corações que precisam urgentemente amadurecer e alinhar o valor das coisas em seu devido lugar.
5) Não nos torna merecedores da graça divina.
O substantivo "graça" ja diz tudo por si mesmo; toda benção que recebemos é inteiramente por merito de Deus. Ele é tão bom que nos concede todas as coisas sem que o mereçamos. Nosso dizimo não compra a graça divina: "pela graça sois salvos, por meio da fé" (Ef 2:8,9).
Definindo o termo "Dizimo".
A palavra dizimo significa: décima parte. O judeu, após a colheita, antes de efetuar o pagamento de qualquer despesa, retirava a decima parte de tudo que produzia e dedicava-se ao Senhor em gratidão por suas bençãos. Isto implicava tambem na consagração da vida do ofertante e de tudo que possuisse. Mas, o que é o dizimo?
1) É um dever de todo crente.
Não importando quando cada um produz, todos os que servem ao Senhor tem, entre outros compromissos, o de entregar o seu dizimo. Ml 3:10 diz: "Trazei os dizimos a casa do tesouro". Ser cristão é ser participante de privilegios, mas é tambem assumir responsabilidades intransferiveis. Entregar o dizimo é uma delas.
2) É um ato de obediência.
Trazer a quantia devida e entrega-la no templo é uma questao de obediencia. Ml 3:8 diz "Roubará o homem a Deus? Todavia vós dizeis: Em que te roubamos? Nos dizimos e nas ofertas alçadas". Segundo este texto, o homem se coloca em franca desobediencia.
3) É um ato de fé.
Os dizimos nao são dados ao pastor da igreja, mas sim ao Senhor e a sua obra. Para se compeender isso é necessario que se tenha uma mente transformada. É quase impossivel ao não regenerado chegar a esta compreensão. Mas o crente nascido de novo o faz de coração e por fé.
4) É um ato de amor com a obra de Deus.
Ml 3:10b diz: "para que haja mantimento em minha casa". O crente quando entrega seu dizimo, precisa faze-lo na certeza de que sua contribuição é que possibilita a marcha da Igreja, sustenta seus projetos missionarios e a mantem em crescimento.
5) É um ato de gratidão.
O dizimo, quando praticado de forma correta, constitui-se em demonstração de nossa gratidão ao Senhor. Ele nos tem dado tudo, por que não lhe daremos o dizimo que é tão pouco?
A Natureza do Dizimo
1) Origem.
A pratica do dizimo é antiquissima. Os judeus, bem como outros povos, a observavam desde os primordios. Por exemplo, Abraao pagou dizimos a Melquisedeque, rei de Salém. Os demais livros do Pentateuco ocupam-se demoradamente com o assunto como parte da vida espiritual do povo de Israel. A igreja do Novo Testamento foi fiel em praticar a entrega metódica e sistemática da parte de sua renda ao Senhor. Os cristãos primitivos, alias, davam muito mais do que dez por cento.
2) O dizimo é entregue ao Senhor.
É necessario que se saiba que o dizimo é entregue, em ultima instancia, ao Senhor. É uma consagração que se faz ao Deus Todo-Poderoso.
3) O local da entrega dos dizimos.
Os levitas eram os responsaveis pelo seu recebimento (Hb 7:9). O povo poderia trazer parte de sua colheita ou o correspondente em dinheiro. Após a construção do templo em Israel, e principalmente após o cativeiro babilonico, todos os recursos financeiros eram trazidos a Casa do Senhor. É por isto que o texto de Ml 3:10 diz: "Trazei todos os dizimos". Não é correto ao crente entregar suas contribuições financeiras onde lhe aprouver. Existem alguns que deliberadamente o estao "enviando" para este ou aquele pastor ou missionario, mas o verbo enfatiza a ação de "trazer" e não de "enviar".
4) Sobre que tipo de renda deve-se dizimar.
O dizimo deve ser separado ao Senhor sobre tudo o que produzirmos,. Se tenho uma, duas, tres ou mais fontes de rendas, devo separar o que pertence ao Senhor de todas estas fontes.
5) Cada um contribui proporcionalmente aos seus rendimentos.
O valor nao reside na quantia que entregamos, mas no ato de ofertar a Deus. Este privilegio não exclui a ninguem. Sobre a viuva pobre, Jesus respondeu: "Em verdade vos digo que esta pobre viuva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro". A razao para esta resposta e simples: O dizimo é proporcional aos nossos rendimentos. A oferta da viuva era maior porque em relação aos outros ela nada tinha, mas em seu quase nada, dera tudo.
Bênçãos Advindas da Fidelidade em Dizimar.
1) O devorador é repreendido.
Produzir muito nao significa, necessariamente, ter o suficiente para se conseguir segurança nas finanças. Se o devorador estiver livre para agir, tudo o que se ganha sera sempre pouco. É como deposito feito em sacolas sem fundo (Ml 3:11).
2) Respeito pelos de fora.
"Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exercitos" (Ml 3:12). Este texto ensina que entregar fielmente o dizimo traz ao crente um elevado conceito por parte de todos.
3) Vitoria sobre a avareza.
Ef 5:5; Cl 3:5. Assumir uma atitude correta em relação ao dizimo permite ao crente vencer sentimentos negativos como a avareza e o egoismo, preparando-o a ter um coração mais predisposto a dar do que receber.
4) Dispoe o coração de Deus em nosso favor.
"Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor do Exercito" (Ml 3:7). Nossa atitude de voltar-se para Deus permite que Ele se volte para nós. Isto nos mostra que o tema do dizimo faz parte do elenco das grandes virtudes cristãs.
Conclusão
Devemos ser fieis na entrega da decima parte de nossa renda, pois, tudo pertence a Deus. Nosso trabalho, familia, nossa saude, tudo provem de Deus. O fato de não sabermos se estaremos vivos amanhã, indica que, inclusive, a nossa vida é uma dadiva divina. É reconfortante saber que Deus nos fez seus mordomos. Quando entregamos o dizimo, oferecemos o minimo possivel a quem tudo deveriamos entregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário