segunda-feira, 15 de agosto de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 13)

O Exemplo do Apóstolo Paulo
Apesar de seu desempenho ministerial, Paulo viu-se obrigado a provar aos corintios que em nada era inferior aos mais excelentes apóstolos. Nesta apologia, faz que sobressaltar os seus sofrimentos por amor a Cristo. Alias, estas sao as maiores credencias que um homem de Deus pode apresentar.
Por intermedio de seus sofrimentos, o apostolo Paulo deixou-nos um exemplo que, apesar dos seculos ja transcorridos, continuam a ecoar de maneira eloquente e irrefutavel.
A Formação de Saulo
Para entendermos a personalidade de Paulo, é mister que lhe façamos um levantamento biografico. E, assim, veremos que o Senhor tudo providenciou para que ele se tornasse o maior divulgador e sistematizador do Cristianismo. Inicialmente, vamos encontra-lo em Tarso.
1) Em Tarso.
Tarso era a principal cidade da Cilicia, uma provincia romana que ficava no Sudoeste da Àsia Menor - area hoje ocupada pela Turquia. Foi ai que nasceu o apostolo Paulo, como ele mesmo fazia questao de ressaltar: "Eu sou judeus, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilicia" (At 21:39).
Por haver nascido nessa cidade, Paulo adquiriu, automaticamente, a cidadania romana (At 22:28). Nessa condição, tinha ele livre transito por todas as areas administradas por Roma.
2) Em Jerusalém.
Ainda pequeno, foi levado a Jerusalém para instruir-se aos pés de Gamaliel. Sobre esse periodo de sua vida, ele mesmo faz questão de ressalçtar: "Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilicia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruido aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos ante passados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje" (At 22:3).
3) Sua notoriedade como perseguidor da Igreja.
Tendo em vista tão rigorosa instrução, Paulo fez-se mui zeloso (ainda que sem entendimento) das coisas de Deus. Haja vista sua atitude com respeito a morte de Estevão (At 7:58). Ainda não satisfeito, passou a assolar as igrejas de Deus. Ele mesmo o reconhece: "Persegui este Caminho ate a morte, prendendo e metendo em carceres homens e mulheres" (At 22:4).
O zelo de Paulo chegou a tal ponto, que ele já buscava perseguir os servos de Deus fora de Israel: "Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discipulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote-e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém" (At 9:2).
Foi exatamente ai, porem que o extremado fariseu encontrar-se-ia com o Senhor Jesus.
A Conversão de Paulo
A conversão do jovem Saulo representou um impacto extraordinario para o Cristianismo. De repente, um dos mais representativos fariseus faz-se discipulo de Cristo, e passa a divulgar a doutrina que, outrora, buscava destruir. E não somente isto: Paulo haveria de se firmar, em pouco tempo, como o divulgador-maior do Evangelho
1) A experiencia no caminho de Damasco.
Seu encontro com Cristo deu-se quanto ele se preparava para encetar uma perseguição sem precedentes contra os discipulos de Cristo. Eis porem que se depara, na estrada de Damasco, com o Senhor Jesus: "Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do ceu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegue? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (At 9:3-5).
Em Damasco, o apostolo foi batismo em aguas, e, certamente, veio, ali mesmo, a ter sua experiencia pentecostal.
2) A preparação na Arabia.
Depois de haver deixado Damasco, foi para as regioes da Arabia preparar-se espiritualmente para a obra que, em breve, seria convocado a realizar: "Parti para as regioes da Arabia e voltei, outra vez, para Damasco" (Gl 1:18).
O Chamado para o Ministerio
Depois desse periodo, fixou-se na igreja em Atioquia onde, ao lado de outros obreiros, desenvolveu-se no serviço cristão. Foi nessa cidade, que Paulo recebeu o seu chamamento para o ministerio: "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espirito Santo: Se parai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado" (At 13:2). Ante a urgencia da missão, Paulo, juntamente com Barnabé, partiram para o campo, obedecendo a seguinte estrategia: 1) Evangelizar primeiro os judeus; 2) e em seguida os gentios (At 13:5).
Através dessa estrategia, Paulo levou o Evangelho de Cristo as mais distantes regioes do Imperio Romano. O que tornava o apostolo tão especial? Sem duvida alguma, as credenciais que recebera de Cristo.
As Credenciais do Apóstolo Paulo
As credenciais de Paulo eram eloquentissimas. Não havia como duvidar delas; manifestavam-se em toda a sua vida. Mesmo não fazendo parte do colégio dos doze, recebeu especial deferencia de Pedra (2Pe 3:15,16).
1) Seus sofrimentos.
A primeira credencial de Paulo eram os sofrimentos que carregava por amor a Cristo: "Quanto ao mais, ninguem me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus" (Gl 6:17). Para se saber um pouco mais acerca dos sofrimentos de Paulo, recomenda-se, além dos Atos dos Apóstolos, os capitulos 10,11 e 12 da Segunda Epistola aos Corintios.
Na vida de Paulo, cumpriu-se rigorosamente o que Cristo dissera: "pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome" (At 9:16).
2) Suas obras.
A obra de Paulo esta sumariada nos Atos dos Apostolos. Tendo em vista a amplitude de seu trabalho, ele é tido como o maior estadista missionario de todos os tempos. Sem duvida, um exemplo para tantos quantos queiram dedicar-se as missoes transculturais. Ele abriu igrejas do Oriente ao Ocidente; em ambos os hemisferios. Quem lhe pode igualar nessa credencial?
3) Seus dons.
Sendo ele um homem cheio do Espirito Santo, possuia os mais diversos dons espirituais. Afinal, teve de enfrentar ao longo de seu ministerio os mais inesperados desafios. Assim refere-se ele a essa faceta de sua vida: "Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistencia, por sinais, prodigios e poderes miraculosos" (2Co 12:12). Aos corintios, certa vez, afirmou que falava mais linguas do que todos eles (1Co 14:18).
O apóstolo Paulo era detentor de tantos dons que, ciente das necessidados dos crentes romanos, prontificou-se; "Porquanto muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados" (Rm 1:11).
Como seria bom se todos os obreiros de Cristo pudessem apresentar ao rebanho semelhantes credenciais.
O Coroamento de seu Ministerio
Embora prisioneiro de Roma, Paulo sabia muito bem que a Palavra de Deus continua a ter livre curso em todas as igrejas. E, agora, já ciente de que o Evangelho chegara aos mais distantes rincões do Imperio Romano (se bem que a Espanha ainda era alvo de seus cuidados), o apostolo assim fecha o seu testamento espiritual: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me esta guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dara naquele Dia" (2Tm 4:6-8). Que maneira gloriosa de se encerrar um ministerio!
Conclusão
Sigamos, pois, os exemplos de Paulo. Atraves destes, poderemos de igual modo glorificar o nome de Cristo em nossas vidas. Qual o segredo do apostolo? Não propriamente um segredo, mas um firme propósito: Glorificar a Deus. Que este tambem seja o nosso propósito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário