terça-feira, 9 de agosto de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 11)

O Ministerio da Consolação
Foi em Corinto que Paulo enfrentou um dos maiores desafios de seu apostolado. Teve de doutrinar e disciplinar uma igreja que, apesar de seus muitos e graves problemas, era embalada por um orgulho espiritual sem precedentes na história do Cristianismo Primitivo. Essa igreja chegou, inclusive, a colocar em duvida, o apostolado de Paulo.
Apesar da arrogância dos corintios, encontramos o apostolo, nesta lição, disposto a esquecer todas as ingratidões. E mais: apresenta-se ele agora pronto a exercer um grande e elevado ministerio: a consolação.
Sem esse ministerio, jamais nos firmaremos como discipulos de Cristo.
O que é a Consolação
A palavra consolação vem do vocabulo latino consolatione, e significa alivio, conforto e lenitivo. Consolar é suavizar o sofrimento e a aflição de alguem.
As Escrituras Sagradas foram inspiradas por Deus a fim de proporcionar consolo e edificação atraves de seus varios livros. No Antigo Testamento, a consolação era dirigida prioritariamente a Israel. Mas, no Novo, a consolação é direcionada indistintamente a topdos: judeus e gentios.
1) No Antigo Testamento.
A essência da consolação no Antigo Testamento acha-se centrada no aparecimento do Messias. Quando de seu advento, Haveria de, entre outras coisas, "apregoar o ano aceitavel do Senhor e consolar todos os tristes" (Is 61:2).
A consolação, pois, nao seria administrada apenas a Israel, mas a todos os povos.
2) No Novo Testamento.
As expectativas profeticas do Antigo Testamento com respeito ao Messias cumpriram-se totalmente em Cristo. Inaugurando o seu ministerio, o Senhor Jesus declarou que o carater de sua missão era, justamento, ministrar as consolações divinas: "O Espirito do Senhor esta sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos" (Lc 4:18).
Vê-se, por conseguinte, que não pode haver cristianismo sem o ministerio da consolação. Quem ama, consola, porque Deus é amor.
O Cristianismo é a Religião da Consolação
O Cristianismo é a unica religião capaz de proporcionar o consolo de que a alma humana tanto necessita. Pois a sua essência acha-se no amor que Deus manifesta a toda a humanidade através de Cristo Jesus.
1) Cristo, o exemplo maximo da consolação.
Durante o seu ministerio terreno, o Senhor Jesus pos-se a consolar os cansados e oprimidos. Ele evangelizava os pobres, libertava os oprimidos de Satanás, curava os enfermos, ressuscitava os mortos (Mc 1:21-34).
Jesus exerceu o ministerio da consolação de maneira plena; ninguem jamais havia dispensado tantas consolações (Jo 20:30).
2) Paulo, o apóstolo da consolação.
Depois de sua conversão, Paulo dedicou-se não apenas a evangelizar como tambem a consolar as igrejas de Deus. Ou seja: exortar, edificar e reconfortar os fieis. A este mister, ele dá o nome de ministerio da consolação.
Paulo dedicava-se de modo sacrificial e amoroso a consolação (2Co 1:4). Por isso, teve completo êxito em seu ministerio. Os pastores, hoje, precisam retomar este aspecto do serço cristão.
Sem consolação, não pode haver ministerio bem sucedido.
3) Barnabé, o filho da consolação.
Embora não pertencesse ao grupo dos doze (como Paulo tambem não o pertencia), Barnabé destacou-se na Igreja Primitiva por seu espirito conciliador e amoroso (At 4:36). Ele sabia consolar. Para este apóstolo, a consolação não era um mero adorno do caráter cristão; era a sua essência.
A consolação, para Barnabé, era um ministerio. Que o Senhor levante, em nossos dias, muitos Banabés, pois a Igreja de Cristo nunca precisou de tanta consolação quanto hoje. Voce pode ser classificado como filho da consolação?
Os Meios da Consolação
Como exercer o ministerio da consolação? Para que sejamos bem sucedidos neste mister, é necessario que utilizemos os meios da graça. Sem estes recursos, não há consolação.
1) A Palavra de Deus.
É nas Sagradas Escrituras que encontramos o meio mais eficaz de se ministrar as consolações. Na Palavra de Deus, Davi buscava a consolação em tempos de angústia (Sl 119:76). E, por acaso, não se acha esta Palavra, hoje, ao nosso alcance? Deleite-se em Romanos 10:1-10.
Era com a Palavra de Deus que Paulo consolava as igrejas de Cristo (2Co 5:19).
Se quisermos igrejas fortes e sadias, temos de nos voltar ao ensino sistematico da Palavra de Deus. Infelizmente, em muitas igreja, a pregação da Palavra de há muito ja esta relegada a um plano bem terciario.
É hora de retomar o ensino da Palavra de Deus. Ela é a fonte de todas as consolações. A biblia não pode ser substituida.
2) A oração.
Era na oração que os salmistas buscavam consolação em tempos de tribulação e angústia (Sl 120:1,2). Em sua epistola, Tiago deixou bem explicito que a oração é um dos meios mais eficientes para se realçar o ministerio da consolação: "Esta aflito alguem entre vós? Ore" (Tg 5:13).
De igual modo, precisamos aplicar o principio das orações, suplicas e clamores, não somente para a nossa propria consolação, mas principalmente para a consolação dos aflitos e necessitados. Somente assim, estaremos cumprindo de forma integral esse ministerio tão precioso conforme preconizado pelo apóstolo Paulo.
3) A oração pelos enfermos.
A oração pelos enfermos tambem é parte essencial do ministerio da consolação. Eis o que recomenda Tiago: "Esta doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvara o doente, e o Senhor o levantara; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ao perdoados. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A suplica de um justo pode muito na sua atuação" (Tiago 5:14-16).
Mesmo que não esteja nos planos de Deus curar determinado enfermo, devemos estar junto a este e orar por ele. Pois assim, estaremos demonstrando-lhe nosso amor e afeição. O amor é um balsamo que consola e alivia as dores mais atrozes.
4) Evangelização.
A evangelização tambem é um dos meios mais eficientes de se ministrar a consolação. Durante a sua estada na terra, o Senhor Jesus exerceu de maneira plena o ministerio da consolação. Ele anunciou as boas novas aos pobres, proclamou libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, e pôs em liberdade os oprimidos (Lc 4:18).
Quando se evangeliza, não somente se proclama as verdades referentes ao Reino de Deus, mas tambem se leva a cura divina, a libertação dos possessos etc. Quanto mais se evangeliza, mais se realça o ministerio da consolação.
5) Louvor.
Quando Paulo e Silas encontravam-se presos em Filipos, foram eles buscar consolação no louvor: "Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do carcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos" (At 16:25,26).
O louvor é um dos meios mais eficazes não somente para a nossa consolação, como tambem para a consolação daqueles que nos acercam. A Igreja, atraves do louvor, vem se firmando como a comunidade adoradora por excelência. Nenhuma religião canta como o cristianismo. Mesmo nos momentos mais dificeis e calamitosos, os cristãos consolam-se com os salmos e hinos.
Conclusão
Nestes dias tão dificeis, urge que retomemos o ministerio da consolação. O brado do profeta continua a ecoar: "Consolai, Consolai o meu povo! Diz o vosso Deus" (Is 40:1). É atraves da consolação que conseguimos demonstrar o amor que o Espirito Santo derramou em nossos corações.
A consolação é um ministerio a ser exercitado por todo o povo de Deus. Voce esta nesse ministerio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário