domingo, 14 de agosto de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 12)

O Ministerio do Espirito Santo
Aos irmaos corintios, o apostlo Paulo realça agora a sublimidade do ministerio do Espirito Santo. Doravante, haveriam eles de reconhecer que a excelencia do que ate entao haviam conseguido não se achava neles, e, sim, no Consolador que o Pai, de forma tão dadivosa, lhes havia concedido. Estudemos, pois, o ministerio do Espirito Santo, tendo sempre em mente esta verdade: o Senhor Jesus não nos deixou só; Ele enviou-nos o Espirito da verdade.
O que é o Ministerio do Espirito Santo
O ministerio do Espirito Santo é a atuação direta da Terceira Pessoa da Santissima Trindade na vida da Igreja, guiando, consolando e orientando os fieis no cumprimento das ordens que o Senhor Jesus nos deixou. Tendo começado no Dia de Pentecostes, esse ministerio há de prosseguir, de forma ininterrupta, ate o dia em que Cristo vier arrebatar os santos. Vejamos, porem, como era o ministerio do Espirito Santo no Antigo Testamento.
1) No Antigo Testamento.
O Espirito Santo, no periodo da Antiga Aliança, não era dado por intermedio de efusões. Ou seja: não era derramado. E, sim, era concedido de acordo com as necessidades do serviço divino (Jz 6:34; 1Sm 10:6; 2Cr 15:1). O caso mais parecido com o derramamento do dia de Pentecostes, encontramos em Números capitulo 11:16-30. Nessa passagem, vemos que, de uma só vez, 70 anciaos foram agraciados com o Espirito do Senhor. Mesmo assim, esse episodio não pode ser considerado uma efusão do Espirito Santo, mas uma repartição, ou compartilhamento, da Terceira Pessoa da Trindade.
O profeta Joel, porem, antecipa que, nos ultimos dias, o Senhor haveria de derramar de seu Espirito sobre toda a carne (Jl 2:28-31). De acordo com o relógio divino, os ultimo dias começaram a correr a partir do dia de Pentecostes.
2) No Novo Testamento.
Já na abertura do Novo Testamento, encontramos o precursor de Cristo anunciando a realidade do batismo no Espirito Santo (Mt 3:11). Mais tarde, já prestes a encerrar o seu ministerio, o Senhor Jesus fala da vinda do Consolador: "Mas o ajudador, o Espirito Santo a quem o Pai enviara em meu nome, esse vos ensinara todas as coisas, e vos fara lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" (Jo 14:26).
E a realidade da efusão do Espirito Santo cumpre-se de maneira plena no Dia de Pentecostes: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do ceu um ruido, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas linguas como que de fogo, que se distribuiam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espirito Santo, e começaram a falar noutras linguas, conforme o Espirito lhes concedia que falassem" (At 2:42).
A partir desse dia, a Igreja de Cristo, inaugurada no Pentecostes, passou a usufruir de uma serie de recursos sobrenaturais que lhe possibilitariam cumprir, cabalmente, as tarefas que lhe havia confiado o Senhor Jesus. Mas, antes que tratemos desse assunto, vejamos como Espirito Santo atua na vida do pecador.
O Espirito Santo na Vida do Pecador
Como o homem se ha de justificar diante do seu Criador? É a pergunta que o ser humano vem fazendo desde que nossos primeiros pais foram destituidos da gloria divina. Por ai só, o homem jamais sera justificado, pois as nossas obras fazem separação entre nós e Deus. No entanto, com a assistencia do Espirito Santo, podemos alcançar nao somente a justificação, como tambem a adoração de filhos e a santificação.
1) Na conversão.
Ao discorrer sobre a atuação do Espirito Santo na conversão do pecador, o Senhor Jesus afirmou: "E quando ele vier, convencera o mundo do pecado, da justiça e do juizo" (Jo 16:8). Sem essa assistencia prestada pelo Espirito Santo, nenhum homem haveria de se converter, pois o coração humano é mau continuamente. No entanto, o Espirito de Deus é suficientemente persuasivo para levar o mais vil pecador a arrepender-se de seus pecados. E esse arrependimento leva o homem a experimentar o milagre da regeneração.
2) Na justificação.
Já regenerado, o homem é, automaticamente, justificado. Ou seja: passa a ser visto por Deus como se jamais tivesse pecado em toda a sua vida. Neste sentido, a justificação é mais que um mero perdão. É uma declaração judicial pela qual o pecador arrependido é declarado justo por Deus. E, neste processo, o Espirito Santo atua de maneira decisiva (Jo 16:10).
3) Na santificação.
A santificação é o processo operado pelo Espirito Santo que leva o pecador arrependido a separar-se do mundo a fim de se dedicar integralmente a Deus. A semelhança dos passos iniciais de nossa conversão, nesse processo a atuação do Espirito tambem é imprescindivel (Rm 1:4).
O Espirito Santo na Vida da Igreja
Na vida da Igreja, o Espirito Santo vem atuando desde a sua fundação, no Dia de Pentecostes, e só há de encerrar a sua missão com respeito aos santos dessa dispensação por ocassião do arrebatamento. O Espirito Santo, como o Consolador enviado por Cristo, assiste a Igreja em todas as necessidades desta.
1) No cumprimento da Grande Comissão.
O Espirito Santo orientou a Igreja em todas as suas investidas missionarias. Haja vista o comissionamento de Barnabé e Paulo: "Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Niger, Lucio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espirito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (At 13:1,2).
Em todos os passos de Paulo, o Espirito Santo se fez presente, orientando e resguardando os servos de Cristo. E, assim, o Evangelho de Cristo chegou aos mais distantes recantos do Imperio Romano.
2) Os dons espirituais.
Atraves dos dons espirituais, a Igreja de Cristo conhece, fala e age de forma sobrenatural. Foi o que Paulo deixou claro aos irmaos de Corintos: "E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espirito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso" (1Co 12:6,7).
Os dons espirituais auxiliam a Igreja a cumprir a sua missão e a manifestar a gloria de Deus. É uma das facetas mais eficientes do Ministerio do Espirito Santo na atual dispensação.
3) Os dons ministeriais.
Apesar de sua importancia, os dons espirituais não foram deixados para dirigir a Igreja. Sua função é consolar, edificar e exortar os fieis. A administração da Igreja esta a cargo dos dons ministeriais: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" (Ef 4:12). Por conseguinte, através dos dons espirituais e ministeriais, vai o Espirito Santo aperfeiçoando a Igreja.
4) No testemunho de Cristo.
Por intermedio dos recursos que o Espirito Santo nos colocou a disposição, temos condições de apresentar ao mundo um testemunho vivo e eficaz de Cristo Jesus. Alias, uma das missões do Espirito, na atual dispensação, é exatamente glorificar a Cristo. Pouco antes de ser assunto ao ceu, o Senhor Jesus prometeu aos seus discipulos: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e ate aos confins da terra" (At 1:8).
Conclusão
Portanto, usemos os recursos que o Espirito Santo colocou a nossa disposição para que sejamos, em tudo, fieis testemunhas de Cristo Jesus. Dessa forma, cumprir-se-a em nossa vida as palavra finais de Atos dos Apostolos: "Pregando o reino de Deus,e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo" (At 28:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário