quinta-feira, 28 de setembro de 2017

2- O que significa redenção?


No imaginário judaico a palavra redenção não era uma palavra ligada só no mundo religioso, mas também no mundo politico.
Os judeus no decorrer da historia foram conquistado por muitos povos. Quando os babilônicos invadiram eles devastaram a nação, Israel viveu debaixo de um jugo, de uma opressão, Israel esperava por uma lei, um decreto que os redimisse, que os liberta-se.
Quando vem uma lei que te liberta isso é redenção. Então é essa a imagem que Israel fazia sobre redenção. O conceito deles sobre redenção era mais politico que religioso.

Vamos associar o aspecto de redenção a cerca dos negros, por muito tempo se associou a cor preta a coisas ruins.
Exemplo:
“Se estamos em crise dizemos que a coisa esta preta.”
“No século XVI e XVIII demonisou-se o negro.” Porque quando os missionários chegaram a um determinado país eles viram que os negros tinham um relacionamento com o mundo espiritual, eles demonizaram os negros dizendo que os negros eram parceiros do diabo. Criou-se então um conceito que o negro e ou uma sub-qualidade de gente que não tem valor. Quando se quer falar de um buraco que consome tudo se diz que o buraco é negro.
Quando se quer manchar uma imagem de alguém se diz denegrir a imagem, fazer um negro. Quando se quer falar de um rebelde na família de diz ovelha negra. Isso gera preconceito social disfarçado. Quando chegou a noticia que o negro não podia mais ser escravizado, que os brancos estavam desautorizados a oprimir os negros, que não os pode mais colocar debaixo dos pés. Isso é uma redenção: quando é tirado de alguém as amarras, quando o preconceito é pecado, é proibido, e ilegal, e imoral esse alguém foi redimido, ou seja todo o direito de ti subjugar foi acabado.

Quando cristo redentor morreu no calvário ele nos redimiu. Ou seja tirou de nós todo o direito que o diabo tinha de nos amarrar, nos pisotear, nos humilhar, nos caluniar, nos defraudar, nos expondo a vergonha publica. Não somos mais escravos, pois a lei de cristo nos tirou da escravidão e do pecado. Ainda que o diabo o queira não tem poder sobre nossas vidas. Porque somos redimidos pelo cristo redentor.



REMIR- livramento; salvação, torna esquecido algum acontecimento.
SL. 49.8
LC. 21.28                     Aproxima vossa salvação.
EF.  1.7                         Temos a redenção.
EF. 4.30                        Selados p/ redenção.
HB. 9.12



        Que Deus abençoe os redimidos!!!


Escrito por: Pb William



Nenhum comentário:

Postar um comentário