quinta-feira, 28 de setembro de 2017

4- Deus é tão amoroso no v.t. como ele é no n.t!


Às vezes quando eu era novo na fé, eu lia no v.t. e me parecia que Deus era tão duro com as pessoas. Um Deus que não usava de muita misericórdia, e isso me deixava um pouco confuso porque eu não entendia muito bem a palavra de Deus, e entendo que esta mesma questão me preocupava e ainda hoje me preocupa muito crente novos na fé, hoje eu entendo que Deus sempre foi Deus, amoroso tanto na antiga aliança quanto na nova aliança.
Em GN. 6 vemos Deus destruindo toda a raça humana, parece que Deus é um Deus sanguinário, um Deus ruim, parece que o Deus do a.t. é um Deus tosco.
Ai vimos que no período de história de declínio da raça humana  Deus prepara a arca de Noé que é um caminho de salvação, uma porta de escape. Por que veio sobre esta geração um juízo e só a um meio de escapar desse juízo, só há uma forma de alcançar salvação que é a arca.
 Ao longo da história da humanidade esta historia vai se repetir só que o escape agora não é pela arca, mas sim pela realidade da simbologia da arca que é Jesus.
A questão da arca de Noé é que o Deus da bíblia, Ele que povo esta debaixo de um jugo, de uma cultura, de uma conduta que desobedece a Ele.
Nos dias de Noé os homens colocam o mundo criado por Deus debaixo de um perigo espiritual e moral houve então uma intervenção divina.
GN 6.5 Vivo senhor, que a maldade do homem se havia multiplicado na Terra e que era continuamente mau todo designo do seu coração.
Deus interviu porque viu que a Terra ou o homem estava chegando a um ponto sem retorno.
O homem tornou-se a maldade e um estado do ser.
A perversidade e um movimento do ser.

Significado de perverso – corromper; desmoralizar-se; depravar; alterar-se.
Perverso é aquele cujo estilo de vida confirma a sua maldade.

A maldade e a perversidade do homem era tão grande que os homens não conseguiriam mais voltar a Deus. Então Deus disse chega. Basta para esse povo. Era somo se Deus se Deus dissesse, se eu deixar esse povo crescer muito eles vão contaminar toda a Terra. Deus então no meio desta geração Deus vê um justo chamado Noé que não estava no caminho da perversidade.
Deus os salva na arca. Deus releva o seu grande amor por aquela geração.
Provendo um meio de salvação.
Quando povo de Israel esta há 400 anos cativo no Egito. Deus levanta Moises, um tipo de cristo para libertar provando seu amor.
Quando houve fome em toda Terra Deus tem um homem chamado José no Egito para alimentar o povo de Israel. José um tipo legal de cristo.
Então Deus no a.t. é um Deus que sempre expressou amor. E ele revelou seu amor em teu filho.

Disse Jesus eu e o Pai somos um.
Quem vê a Mim vê ao Pai.

Todos os atos de amor de Deus com os cristãos da nova aliança foram revelados ao povo da antiga aliança. Paulo disse que as coisas passadas são sombra das coisas futuras.


Hoje eu entendo o grande infalível amor de Deus revelado no decorrer da história da humanidade.


Escrito por: Pb William

Nenhum comentário:

Postar um comentário