sexta-feira, 15 de abril de 2011

o cordeiro "O sacrificio perfeito"

O Cordeiro O Sacrificio perfeito

A última praga foi precedida pela instituição da Páscoa, também chamada de "A Festa dos Pães Asmos", narrada em Êxodo 12. O Senhor chamou a Moises e a Arão (seu irmão) e deu-lhes instruções especificas para o sacrificio do cordeiro: -Cada familia tomaria um cordeiro, sem defeito; -o seu sangue seria passado nos umbrais das portas; -comeriam a carne assada no fogo, juntamente com pães sem fermento e ervas amargas; -deveriam comê-los vestidos e com as sandálias nos pés. Foi, assim, instituida a Páscoa do Senhor, para Seu memorial e celebrada por estatuto perpétuo (Ex 12). Páscoa quer dizer "passagem", que significa a passagem para uma nova vida. O sangue nas portas era a proteção contra o anjo da morte que viria naquela noite. A obdediência a essa ordem significava a proteção divina de cada familia de hebreus e aos seus primogênitos. Quando o destruidor passasse, ao ver o sangue, passaria ao largo daquelas casas. Assim aconteceu, quando o anjo da morte passou, matando todos os primogênitos, os hebreus foram protegidos pelo sangue do cordeiro pascal, espargido nas ombreiras das portas das suas casas (Ex 12:23). O plano de Deus para nós é que a ação da sua mão forte, que tirou Israel do Egito, seja também real, nos dias de hoje. Ele ama-nos, a tal ponto, que deu o Próprio Filho para morrer na Cruz pelos nossos pecados. Existem, então, dois tipos de sacrificio: o espiritual e o fisico. Para conquistarmos as bênçãos espirituais, como a salvação, sao necessarios sacrificios como o arrependimento, o batismo, o perdão, a oração, o jejum e o louvor. Quanto ao sacrificio fisico, porém, serve para conquistamos a libertação. Tal como sucedeu com o povo de Israel, é necessario que façamos o nosso sacrificio, como eles sacrificaram o cordeiro e sairam da escravidão; e quando o fizeram não foram de mãos vazias, mas sim com riquezas. Da mesma forma, se a pessoa, hoje em dia, deseja conquistar alguma coisa material, deverá fazer o sacrificio material. -o cordeiro sem defeito, macho, de um ano, simboliza o Senhor Jesus, "O Cordeiro de Deus" (Jo 1:29; 1Co 5:7; 1Pe 1:19); -o sangue do cordeiro que os hebreus passaram na ombreira da porta foi a sua proteção; salvou os primogênitos - o sangue de Cristo é para a nossa salvação, para nos abrir a "porta do ceu"; -os cordeiros da Páscoa morreram no lugar dos primogênitos de Israel. Cristo morreu por nós, pecadores (Rm 5:8; 1Pe 1:18-19; 1Jo 1:7); na Páscoa, os judeus não-cristãos celebram a sua libertação da escravidão no Egito. Na Semana Santa, os cristãos celebram a sua libertação da escravidão do pecado. "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração(...). Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas". (Dt 6:9).

Fonte: livro do Bispo Alfredo Paulo "a resposta através do fogo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário