segunda-feira, 25 de abril de 2011

riquezas: Fazem parte da promessa de Deus

Riquezas:
Fazem parte da promessa de Deus
Faltava somente uma coisa...Deus prometera a Abraão que a sua descendência sairia com riquezas: "...eu julgarei a gente a que tem de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas". (Gn 15:14).
Através da sarça-ardente, quando chamou Moises e mandou-o de volta ao Egito para tirar de lá os filhos de Israel, Deus disse-lhe: "Eu darei merce a este povo aos olhos dos egipcios; e, quando sairdes, não sera de mãos vazias. Cada mulher pedira a sua vizinha e a sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egipcios". (Ex 3:21-22).
Assim, antes de deixar o Egito e num momento em que os egipcios queriam que os hebreus se fossem embora o mais depressa possivel: "Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moises e pediram aos egipcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. E o Senhor fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egipcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egipcios". (Ex 12:35-36).
Os filhos de Israel sairam do Egito como um exercito vitorioso, carregado de ricos despojos. Teria sido justo? Certamente. Os hebreus tinham trabalhado arduamente no Egito, por 430 anos, sem remuneração. Deus como que forçou os egipcios a pagar os "salarios atrasados" aos hebreus.
Posteriormente, Deus, no Monte Sinai, mandou que Moises construisse uma tenda que seria "a habitação de Deus". O proprio Deus deu instruções detalhadas e rigorosas para a construção da tenda. Como poderiam aqueles escravos, recem-libertados e com as condições do deserto, construir uma tenda com objetos tao ricos e trabalhados, usando madeira, bronze, ouro, tecidos e bordados?
"Fala aos filhos de Israel que me tragam ofertas; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho finop, e pelos de cabra, e peles (...) azeite para luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso..." (Ex 25:2-6).
Precisamente, das riquezas que haviam trazido do Egito. O povo atendeu e as ofertas foram tantas que Moises teve de ordenar que parassem de as trazer (Ex 35:20-29; 36:5-7). Daqui, podemos ter uma noçao de todas as riquezas que o povo de Deus trouxe consigo ao ser liberto da escravidão.
Seculos mais tarde, recordando as maravilhosas obras do Senhor em favor de Israel, o salmista lembra a noite e a manhã, terriveis para os egipcios, mas gloriosas para os filhos de Israel: "Tambem feriu de morte a todos os primogênitos da sua terra, as primicias do seu vigor. Entao, fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos nao havia um só invalido. Alegrou-se o Egito quando eles sairam, porquanto lhe tinham infundido terror". (Sl 105:36-38).

Fonte: livro "a resposta através do fogo" Bispo Alfredo Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário